.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Ciência , religião e magia - Zumbis haitianos

image

Pensar e existir trará a vocês leitores  a série “Ciência , religião e magia”.

Num mundo atual onde se misturam cada vez mais tecnologia, ciência, religião e magia, não é de se estranhar inúmeras dúvidas diante de caso “estranhos”, “inexplicáveis” e “sobrenaturais”.

A ciência não explica tudo, mas fornece parâmetros para se desvendar a vida. Espero que gostem.

Ciência , religião e magia -  Zumbis haitianos

Talvez os filmes sobre zumbis tiveram inspirações nas lendárias histórias sobre magia negra e os zumbis haitianos.

Rituais executados por Feiticeiros Vodu, uma religião de origem africana, que alcançou seu ápice com os escravos haitianos durante a época colonial no Caribe, tinham a capacidade de ressuscitar os mortos de suas tumbas, fazendo-os obedecer à suas vontades.

Muitos zumbis eram vistos trabalhando para os mestres do Vodu intrigaram pessoas em pleno século XX. Mas graças a ciência tal “poder” foi desmascarado.

image

Na década de 1980 o polêmico pesquisador canadense e escritor de best-sellers, Wade Davis, divulgou algo surpreendente: a magia vinha de conhecimento químico.

Por vingança ou ganância, familiares interessados nos bens de seus parentes encomendavam aos Mestres Vodu a transformação de suas vítimas em Zumbis. os mestres do Vodu utilizavam substâncias encontradas na pele de sapos venenosos (Bufotoxina) e um princípio ativo paralisante encontrado no Baiacu (Tetrodoxina). Habilidosamente, os mestres do Vodu extraiam tais substâncias dos sapos e as transformavam em pó e, depois, forneciam aos seus pedintes.

As substâncias provocavam uma diminuição respiratória, cardíaca e uma paralisação motora, o que dava a entender que a pessoa estava morta.

Os funerais no Haiti aconteciam rapidamente e, depois de algumas horas, o mestre do Vodu - encomendado pelo algoz - se dirigia ao túmulo do suposto morto. Desenterrava e  recitava palavras “mágicas” para ressuscitar o “morto”. Os mestres do Vodu sabiam que tinham que ser precisos uma vez que o “morto” poderia morrer asfixiado caso ficasse enterrado por muito tempo.

Em desespero pela condição em que se encontrava, o ressuscitado se encontrava aturdido e sem esperar o mestre vodu dava uma bebida que continha substâncias que causavam transes hipnóticos. Dessa forma, o mestre vodu ou o algoz que encomendou a “magia” tinham completo controle sobre o zumbi por anos ou até a sua morte.

Para que funciona-se a “magia” o zumbi tinha que tomar ou ingerir as substâncias hipnóticas contidas na planta Datura (Datura Stramonium).

image

Algumas histórias ao longo do século XX reforçam esta teoria: Em 1962, o haitiano Clarvius Narcisse foi declarado morto e enterrado na pequena vila de L'Éstere. Porém, em 1980 retornou ao local com uma surpreendente história: Após receber uma dose de "Pó Zumbi", foi reanimado por um feiticeiro, que o manteve sedado com drogas derivadas da planta alucinógena "Datura", fazendo-o trabalhar durante anos como escravo em uma fazenda. Seu mestre explicou que ele havia sido trazido de volta da morte como uma punição por atos que cometera durante sua vida.

image

Alguns anos depois, o mestre de Clarvius morreu, e sem as doses alucinógenas constantes, recuperou a consciência. Mesmo não tendo recuperação total de sua memória, conseguiu fugir da fazenda e vagar durante anos pelo Haiti até encontrar seu vilarejo e familiares em 1980.

Saiba mais sobre o Haiti, que já foi o país mais rico das Américas em...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti

Mais sobre o Vodu Haitiano em...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vodu_haitiano

e sobre os Zumbis em...
http://en.wikipedia.org/wiki/Zombie

This work is licensed under a Creative Commons license.

Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br