.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Relacionamentos virtuais versus reais

Algumas pessoas ainda ficam desconfiadas em relação a um possível relacionamento virtual. Com a criação de sites de relacionamentos a postura desconfiada passou a dar lugar a um possível encontro real. Mas qual a diferença entre um relacionamento virtual e real apesar de parecer óbvio?

Num relacionamento virtual não se vê a pessoa que está atrás do teclado – quando não se tem webcam – e só pode-se conhecer a personalidade do interlocutor através do que escreve. A foto pode ser falsa, isto é, de outra pessoa ou manipulada no famoso programa Photoshop. Com webcam cada qual pode se ver, admirarem-se, ver as reações. Mas para quem gosta de ver corpo, ou seja, se o pretendente vale a pena, e esteja dentro dos padrões corporais desejados, precisará mostrar-se. Aliás, o fator exposição por fotos nos sites de relacionamentos é corriqueiro e explorado. Parece mais um ensaio fotográfico para alguma revista famosa. Porém fica a questão. Será que é realmente o que parece nas fotos, no que escreve e no webcam?

Uma noticia que vá deixar você leitor (a) ainda mais confuso (a): mesmo no relacionamento real, carne e osso, não é possível dizer se a pessoa é o que realmente aparenta. Nos primeiros ensaios ou encontros reais cada qual tentará manter uma postura defensiva para manter o encanto do encontro e outros posteriores. É um “ritual” normal quando duas pessoas se conhecem e querem investir no relacionamento. As palavras são medidas, assim como as ideias. Tudo para não chocar a outra pessoa já que não possui intimidade suficiente para dizer tudo que pensa. Isso não quer dizer que se seja hipócrita. Configura-se apenas o “ritual” de aproximação. Imagine uma pessoa que mal conhece a outro e logo comece a falar que as roupas estão fora de moda, o cabelo não tem o corte exato para o tipo de rosto dela, que tem o mau hábito de andar sem segurar na mão. Só depois de algum tempo é que os gostos pessoais são postos a descoberta. Claro que num tom amigável. Caso contrário é imposição.

Não confundir palavras de descontentamento com as palavras autoritárias. No primeiro se comenta amigavelmente. Pode expor a frustração e descontentamento por algum ato da outra pessoa, mas tudo de forma a criar uma condição de entendimento. No segundo caso há o reclamar veemente e com tons de ”comando militar”. No segundo caso o relacionamento é possivelmente fadado ao fracasso e dissolução.

O tempo é a voz da verdade.

É a mais pura verdade. Com o tempo se conhece os trejeitos da pessoa. E quanto mais estreito o relacionamento (conversar mais, ter contatos contínuos e até morarem juntos) se vê quem é quem. Qualquer relacionamento humano, quanto mais contínuo e próximo, mais se veem os defeitos e qualidades. O que diferencia um bom relacionamento do mau relacionamento é a postura de ambos uns ao outro. Quem exige demais do outro, e não ajuda a ter uma melhoria na personalidade, é o exigir descabidamente. E quem recebe ajuda, mas se mostra intolerante na mudança dos maus hábitos se mostra imaturo. Contudo é muito sábio saber que o que pode ser correto para a outra pessoa é apenas capricho de vontade pessoal. Cuidar de outra pessoa no sentido de querê-la bem e ter um relacionamento consistente é cuidar da saúde, mostrar que o que faz é ruim para ela e para o relacionamento. Digamos, por exemplo, que a parceira tem o hábito de comer doce excessivamente ou correr na frente depois de um desentendimento deixando o namorado para trás. Quanto ao doce pode ficar diabética, que não é nada bom, e o peso extra ataca as articulações, aumenta a pressão sanguínea; já quanto ao sair correndo é uma postura imatura. Um simples dizer “depois conversaremos em casa” é forma de manter a boa postura social (educação e não barbaria) e harmonizar o relacionamento no momento.

E no relacionamento virtual?

Seja no relacionamento real ou virtual só pode conhecer a outra pessoa com o tempo. Uma dica para quem quer iniciar no relacionamento virtual, e depois partir para o real – encontrar a pessoa – é guarda a conversação e depois ler. Nos programas de comunicação instantânea há a possibilidade de guardar o histórico de conversação. Ali constarão as intenções da pessoa. Grave por três semanas e depois releia. Outra dica e voltar a um assunto que ficou no ar ou teve alguma ênfase. A mentira tem pernas curtas assim como o mentiroso.

Se há coerência, então, há possibilidade de um encontro com uma pessoa que se mostrou transparente. Mas sempre marque em local movimentado como, por exemplo, shopping. Segurança nunca é demais. Não é paranoia, mas segurança. E saiba que mesmo conhecendo uma pessoa fora da vida virtual ainda assim é bom conhecer a pessoa dando tempo. Infelizmente há aproveitadores de sentimentos alheios principalmente quando a outra pessoa está fragilizada. Converse bastante, conheça a outra pessoa. Se for o amor de sua vida, invista.


Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br