.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

As disputas narcisistas

As disputas narcisistas

 

Alfred Adler, o pai da psicologia em relação ao complexo de inferioridade, assim considerados por muitos estudiosos da área, pode explicar muito bem a disputa que se tem em pleno século XXI. Essa disputa é muito comum em vários segmentos dos relacionamentos humanos, desde o âmbito familiar até nas relações de subordinação nas empresas em geral.

Nos lares familiares é comum ver disputas entre os próprios componentes que formam a família; esta disputa muitas vezes entre pais e filhos, entre irmãos. O filho tenta concorrer com o pai, o irmão mais velho concorre com o irmão mais novo - em outros casos é o irmão mais novo que concorre com o irmão mais velho. Tais relacionamentos se tornam perniciosos quando não há uma educação direcionada para a harmonização de todos os familiares.

Os valores familiares também podem exacerbar o complexo de inferioridade, com conceitos de "melhor" e "infalível", por exemplo - constantemente exigidos a todos os membros da família. Geralmente tal conduta é expressiva em pais que possui acentuado complexo de inferioridade. Dessa forma, acaba concorrendo com os próprios filhos, mas também concorre com outras pessoas que não seja do círculo familiar. O problema reside quando os filhos são expostos a uma constante postura de ser superior em relação às outras pessoas. Em ambientes onde se verifica grau de civilidade diminuída, os relacionamentos humanos passam a ser de gladiadores, onde é a arena é a vida cotidiana. Quando os pais são exigentes com seus filhos, principalmente quando os próprios pais menosprezam as fraquezas dos filhos, os tratando com menosprezo, os filhos podem desenvolver distúrbios de personalidade. Podem ser retraídos ou agressivos. Tanto a vergonha como a agressividade representa uma pessoa que não tem equilíbrio emocional diante das circunstâncias em que a vida apresenta, e até em relação às outras pessoas, isto é, diferenças de personalidade, modo de se viver.

 

Os pais devem criar os filhos para o mundo sem perder o amor que sente pelos filhos. Os pais que agem com muito autoritarismo ou muita benevolência, neste caso fazer todas as vontades do filho, não é bem uma boa conduta dos pais, pois seus filhos estarão desenvolvendo uma personalidade que futuramente trará problemas no convívio humano.


Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br