.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Damaísmo está em falta?

Damaísmo está em falta?

Damaísmo (derivação: por metonímia): aquilo que é próprio ou característico de dama ('mulher'), esp. o comportamento gentil e elegante.

O comportamento gentil e elegante de uma mulher era: esperar

que o homem abrisse a porta do veículo ou de um cômodo; ficar quieta quando o namorado ou marido se exaltasse, mas com delicadeza e educação conversava com intuito de ajudar, encontrar soluções; não beber álcool até cair no chão; não palavrear; não expor o corpo como meio de ganho de dinheiro, mas conseguir pelo seu esforço físico (trabalhos manuais) e mental.

Com os movimentos feministas a figura da mulher “frágil” passou a ser a mulher decidida, lutadora pelos seus direitos custe o que custar. Mas é certo que a mulher pode ter voz ativa sem deixar de continuar a ser feminina, companheira, educada, conciliadora, afável, pois é da natureza da mulher tais atributos.

Atualmente se veem mulheres com atitudes de homens, mas homens sem educação, grosseiros e violadores de direitos alheios. O jogo do interesse sempre existiu ao longo da história humana seja para os homens ou para as mulheres. A diferença eram as convenções fixas e intolerantes às mudanças, isto é, a sociedade empunhava com mãos de ferro a conduta dócil da mulher. Os tempos mudaram, as formas sociais mudaram, permitindo vários tipos de convenções.

Assim como existem homens educados em seus comportamentos sociais, existem mulheres também educadas. Mulher educada é aquela que não precisa palavrear para demonstrar a sua convicção de que está correta sobre um fato, muito menos para parecer mais “poderosa” do que alguém. Não se trata de submissão ou medo, mas atitude de pessoa equilibrada emocionalmente. Não precisa expor seu corpo para atrair um pretendente, mas sim demonstra que suas qualidades é o charme no olhar, no sentar, no modo de falar. Disso sabe que atrairá homens que querem conteúdo e não aparência em que o tempo deteriora.

Enfim, ser dama é condição de comportamento equilibrado sem querer demonstrar que possui condições através de comportamentos bárbaros (palavrar, agressões físicas), levianos.

Da mesma forma a palavra cavalheirismo é ser respeitador, conciliador, amigo, cortês, apoiador. Qualidades que devem permear as condutas físicas e mentais. É o mínimo e essencial, natural, que se espera de pessoas sensatas e equilibradas emocionalmente. Não diferente deve ser a mulher.


Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br