.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Comercial Axé

Comercial Axé
Ótima jogada de marketing. Criatividade e desejo de todos os homens: mulheres.
Agora vamos analisar o comercial.

No início aparecem três homens pegos de surpresa pelas mulheres. Eles estão deitados e se surpreendem pela inesperada aparição das três mulheres, levantam-se rapidamente e ao acaso o mais jovem tem a roupa de pele transformada em couro brilhoso. Depois vemos este tirando os dentes do Tigre-dentes-de-sabre. Na cena seguinte ele tira o betume onde tem um Mamute deitado e passa no cabelo mudando o penteado. Aparece depois montado sobre outro animal. Na penúltima cena ele chega à aldeia e para com os peitos estufados, as mulheres correm ao encontro dele. Ultima cena: os dois homens que apareceram no início do comercial tentam copiar o jovem.


Perguntas:
1) Por que as mulheres sentiram atração pelo jovem?
2) Por que o jovem sentiu a necessidade de ser diferente dos demais homens?
3) Qual a relação entre mulher e homem audacioso?
4) O que representa a cena do jovem tirando os dentes do Tigre-dentes-de-sabre?
5) Por que os homens aparecem deitados e as mulheres trabalhando (início do comercial)?
6) Por que os demais tentam copiar o jeito do jovem?

Respostas:

1) Ser jovem é sinônimo de virilidade, audacioso, destemido e fase de certa inocência. A figura de jovem sempre fascinou a humanidade, pois encerra a fase mais produtiva, criativa, audaciosa, vigorosa e bela (morfologicamente) do ser humano. A idéia de velhice está associada a algumas incapacidades que a idade avançada tem: redução de agilidade, acuidade visual, calvície, diminuição da qualidade dos espermatozoides, impotência sexual etc.;
2) A necessidade de ser diferente não é uma exclusividade de seres humanos. Os animais irracionais do sexo masculino possuem mecanismos para se diferenciarem de outros para trair o sexo oposto. A necessidade de diferenciação está interligada com o instinto sexual (ter melhores condições para atrair o sexo oposto). A competitividade é natural e inerente entre todos os seres vivos; serve para selecionar o “melhor” parceiro, isto é, que possua uma carga genética boa para ser transmitidas as próximas gerações;
3) O ser humano sempre sentiu certa fragilidade diante da vida. Medos. Medo de morrer, de ser atacado, de estar indefeso, de rejeição etc. Pois o ser humano sabe que sozinho a capacidade de sobrevivência é diminuta. A bravura é uma demonstração de superação. Não superar os obstáculos exteriores, mas obstáculos que há no ser humano: comodismo, pessimismo, receios etc. Retornemos ao item anterior. É instinto de a mulher procurar homem que tenha melhor atributo para cuidar dela, mas cuidar dela é cuidar realmente da prole. A figura do homem audacioso é um ser destemido e pronto para enfrentar os imprevistos da vida. Ser audacioso está ligado à idéia de buscar o melhor: conforto, segurança etc. A imagem de líder é justamente a idéia de pessoa que não aceita costumes, está ali para mudar, aperfeiçoar; gerar benefícios ao grupo. Verifica-se muito quando há guerras;
4) Como explicado no item “3” o macho que vence as dificuldades, enfrenta de peito aberto é ideal para acasalar, transmitir bons genes e cuidar da prole. Muito cuidado com “bons genes”. Lembra da raça ariana? A raça “suprema”?
5) Verificasse entre os animais irracionais: na verdade os machos só agem para atacar quando precisa defender o território, procura de alimentos (quando o outro animal é mais forte que as fêmeas), acasalar (atacar e expulsar o intruso que quer a fêmea em período fértil). Fora isso as fêmeas sempre estão fazendo algo na maioria das vezes. Os seres humanos do sexo masculino não são diferentes. Na maioria verifica que só fazem algo quando precisa realmente ser feito; fora isso deixa para mais tarde. Para o homem desde que haja condições mínimas de higiene, comida, abrigo, segurança e família está tudo bem. Não precisa de luxo e boa situação socioeconômica - mas precisará para atrair o sexo oposto: melhores atributos de competitividade; e precisará para se destacar perante os semelhantes (mesmo sexo; instinto de defesa). Porém há algo de diferente: o ser humano é um ser mais complexo que os animais irracionais e as mudanças sociais ainda influenciarão nas questões comportamentais. Em síntese explica-se um pouco o comportamento do homem. Quando solteiro se arruma, procura malhar, mas quando casa –a mulher já foi escolhida e conquistada – diminui a ênfase de cuidar da aparência pessoal. O instinto sexual já conseguiu realizar-se: transmissão de gametas. Um das teorias, mas ainda não explicando todo complexo da relação humana, pois não se baseia fundamentalmente na distribuição de genes. O ato de compartilhar o mesmo teto tem muito mais que apenas transmissão e perpetuação da raça humana. Assunto complexo e que merece um tópico a parte;
6) Acho que já deu para saber. Competitividade. Não há como banir isso. Faz parte e é saudável até o momento que não gera morte, lesões. Já pensou todos iguais? Onde estaríamos? Qual seria a nossa atual condição tecnológica, educacional, relação interpessoal? Ser diferente é um jeito de a própria natureza evoluir. Sim. Evolução é um ensaio de inovações.
Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br