.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Os falsos amigos

Os falsos amigos

O que são falsos amigos?

No desenrolar de uma conversa você pode saber qual o tipo de interesse do locutor.

Verdadeiros amigos seja namorada, família e outras pessoas são pessoas que se importam verdadeiramente com você. São pessoas que sempre entram em contato ou quando entram em contato querem saber como está você. Existe uma diferença enorme de saber como você está e o que tem feito. No primeiro caso há perguntas: “como está de saúde”?; “Tem resolvidos os problemas”?; “está precisando de ajuda”?

No segundo caso tem se: “O que tem feito de bom”? “No que está trabalhando”?; “Quais os lazeres que tem dito”? “Estudando, namorando”?

São nítidas as diferenças entre os dois exemplos. Há, no segundo, a preocupação quanto aos afazeres e estilo de vida de outra pessoa; no primeiro se vê que a centralização das perguntas estão direcionadas a pessoa, ou seja, as condições monetária (não o simples saber, mas saber para ajudar), psíquica e física.

A mera vontade do locutor em saber o que você faz da vida é mera sondagem do que tem conseguido e muitas vezes comparar com a vida (locutor) que está levando. A vontade do locutor em saber o que a outra pessoa faz e quanto ao estado físico, psíquico e monetário e, depois, oferecer ajuda, que podem ser palavras confortadoras, por exemplo, demonstra o laço de amizade verdadeira.

Quem tem interesse afetivo escuta com paciência; quem não tem qualquer afetividade fala rápido e logo procura terminar a conversa. Nos meios modernos a comunicação se faz por dispositivos de conversa instantânea. É fácil saber também o grau de afetividade do contato – ver o que foi escrito nos parágrafos anteriores.

Amizade é palavra de cunho forte, é afetividade plena e não coleguismo que corresponde a um estado brando de relação cuja relação é causalidade quanto ao interesse primordial e unilateral.


Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br