.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Princípios exotéricos I: leis naturais e ego.

Princípios exotéricos I: leis naturais e ego.

Introdução
As escolas iniciáticas (rosacruz.maçonaria, budista gnóstica etc.) de esoterismo ensinam aos neófitos valorosos conteúdos para que tenham sucesso profissional, amoroso etc.
Os ensinamentos são fáceis e práticos tornando a pessoa capitã do próprio destino.
Primeiramente tenha em mente que a vida em si não é traçada de forma a fazer a vida da pessoa como se fosse marionete.

A lei de Carma é uma lei que está presente e não é punitiva e muito menos compensatória como muitos assim pensam em diversas filosofias.
Comparativamente se uma criança coloca o dedo numa tomada, por exemplo, descumprindo as ordens dos pais, o choque elétrico será resultado de castigo dos pais?
Claro que não. Houve descumprimento do filho e causando o efeito do ato contrário as ordens dos pais. E o filho obedecendo sairia ileso. A questão de “premiação” por bom comportamento é puramente humana baseado num sistema de troca/recompensa: “você obedece e eu lhe dou algo.”
Verificando na realidade dos fatos se uma pessoa atravessa uma ponte em mau estado de conservação corre o risco de sofrer acidente. Atravessando a ponte ,e não caindo, receberá algum presente estando sozinha? Em contrapartida, caso caia será castigo “divino” ou do “demônio?” Ou será pelo fato que existe a lei da gravidade atuando constantemente e, pela condição precária da ponte, tanto ela quanto a pessoa podem cair no solo?
 Das leis naturais
Vamos ver a questão das leis naturais atuando no ser humano

clip_image002

Como no infográfico acima vemos as influências externas no ser humano que atuam física e psiquicamente.
Atuação física. Pode gerar deformações, estado precário de saúde, limitações motoras.
Atuação psíquica. Doenças mentais.
Contudo se vê pessoas com dificuldades motoras e certas limitações psíquicas a demonstrarem capacidades latentes no ser humano. Habilidades ditas até "impossíveis" a um ser humano "normal", ou seja, que tenha todas as capacidades físicas e psíquicas "perfeitas."
Coloque entre parênteses a palavra perfeita porque não há como dizer o que seja perfeição porque a natureza está em processo continuo de aperfeiçoamento ou evolução. A teoria de Seleção Natural de Darwin é uma explicação plausível e coerente aos fatos da vida. Infelizmente pessoas inescrupulosas a usaram para benefícios pessoais e mesquinhos como foi, por exemplo, Hitler.
 
Do ego
clip_image004


O “ego” representa o âmago do indivíduo. Todo ser humano, desde a infância, nasce com condutas próprias. É fácil verificar em crianças menores de sete anos cujos comportamentos ainda não foram moldados conforme a cultura inserida.
Um adulto tem lições de comportamento e valores dentro da sociedade e deve agir em conformidade para ser aceito.
A influência de valores sociais tem importância na formação de caráter da pessoa, mas não é um fim. Um bom exemplo atual é ver pessoas de classes socioeconômicas médias e altas cometendo atrocidades dentro da sociedade, e pessoas de comunidades carentes atuando na melhoria social de forma honesta e empática.
Desses conceitos se tem a importância de reconhecimento de comportamentos apáticos da criança e conscientizá-la, educá-la com atos de virtudes.
As escolas esotéricas ensinam aos pais a importância de educar as crianças nos primeiros anos de vida (até os setes anos é importantíssimo lições educativas de empatia social) – e a moderna psicologia infantil também apregoa a educação nos primeiros anos de vida de uma criança, isto é, nos primeiros sete anos de idade.

O comportamento humano sofre influência, mas não quer dizer que seja uma justificativa para quaisquer comportamentos ou todos os atos praticados.
Temos então a premissa: muito do comportamento humano se deve a ele mesmo e não ao meio. Se assim não fosse, por exemplo, veríamos uma totalidade de comportamentos em uma sociedade ou grupo, contudo, há pessoas que possuem mentalidades diferentes e buscam novas opções de vida, de grupo, de sociedade, de vida empática.

Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br