.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Pequeno manual do bem viver I

1) Alimentação: “come-se mais com os olhos do que com a necessidade nutricional”. As pessoas comem por vários motivos, mas na maioria das vezes por puro prazer. Este prazer está ligado a um quadro emocional: felicidade, angústia, STATUS, prestigio etc. Então, qual será a diferença entre comer em casa e comer em restaurante?

No restaurante há variedades (molhos, decoração etc.) enquanto na própria casa – até pode ter variedades de cardápios – há a preparação a criatividade, o procurar ingredientes. Mas entre comer em um restaurante e em casa está de acordo com a mente – forma de pensar – da própria pessoa. Se notar verá que comer em um restaurante há o hábito de comer os mesmos alimentos – e assim seria na própria casa. Geralmente se come por impulso que pode ser de acordo com o estado de ânimo ou estado fisiológico. Fisiológico porque o organismo precisa de algum “combustível”: proteína, glicose, sais minerais, vitaminas e sal – as bases da dieta para manter o corpo saudável. Educação alimentar começa pela mente: comer o que realmente faz bem e não comer por impulso. Muitas pessoas acham que comer nutritivamente é comer sem prazer. Há vários pratos que podem ser nutritivos e deliciosos bastando saber usar os ingredientes. Mas de certa maneira o ser humano come mais pelo estado emocional que necessidades fisiológicas. Estado emocional que é influenciado pela aparência do alimento, cheiro, sabor, facilidade de obtenção, cor, formato etc.
2) Como conseguir uma vida melhor? Pesquisa, desejo, força de vontade e otimismo. Quanto mais informação uma pessoa tiver, ser observadora e ter idéia fixa ao que quer realmente para a própria vida, procurar se desempenhar e encontrar meios para se realizar, ter carisma e amplo público de amigos e conhecidos. Eis as forma para conseguir o que se deseja. Ver as necessidades das pessoas, da região, como e onde obter produtos que possam suprir as necessidades locais. Também são os primeiros passos para o empreendedorismo.
3) Relacionamento amoroso. Qualquer relação necessita de perdão, compreensão, confiança, respeito, cumplicidade, acordos, paciência. Ciúme exagerado, intolerância, arrogância, imaturidade emocional, pensamento unilateral, raiva. Nada disso vem a ajudar o relacionamento. Cada qual tem que entender que qualquer pessoa é passível de cometer erros. Quem erra jamais pode ser crucificado. O teimoso só tem uma qualificação: intolerância é sinal de medo. Medo de estar errado e não saber como se comportar diante de outra pessoa. Há o medo de se sentir submisso a outra pessoa.
4) Fale pouco da vida das demais pessoas.
5) Conte somente o necessário da própria vida.
6) Quando há intrigas a melhor postura não se deixar envolver. Perda de tempo é quando se deixa tomar pelas intrigas, enquanto isso os afazeres próprios e urgentes são esquecidos.
7) Pense no que quer. Estude as possibilidades de obtenção. Autoestima e fé.
8) Afaste-se de pessoas pessimistas: reclamam que a vida é difícil e nada fazem para melhorarem-se. Dificuldades sempre existiram desde os tempos das primeiras civilizações. Quem se deixa tomar pelo pessimismo dá mais razão ao fracasso do que a busca da própria vitoria.
Share/Bookmark

Um comentário:

BlogBlogs.Com.Br