.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Por que existem corrupções?

Porque existem corrupções? Uma visão sociológica.

O Brasil passa pelo uma fase de extrema delicadeza sociopolítica. Posso afirmar, assim como muitos amigos que retornaram para o Brasil, a alma do brasileiro está cansada e pede socorro. O estado de corrupção nacional acaba diminuindo a resistência física e psíquica seja de qualquer cidadão brasileiro, isto é, em qualquer estratificação social.

Se vocês repararam bem, principalmente nas metrópoles, os cidadãos brasileiros sorriem, mas apresentam uma desconfiança quanto à índole das demais pessoas. Faça o experimento: converse com amigos, uma pessoa que acaba de conhecer, e comece a falar sobre a situação de corrupção. Pergunte se houve algum caso de corrupção dentro da família, de algum vizinho, entre amigos etc.

Pergunte quanto ao grau de confiabilidade nas demais pessoas diante do caos presente no país. O estado de estresse excessivo, devido à desconfiança aos demais indivíduos quanto à índole, produz doenças psicossomáticas. Não é à toa que o Brasil é o maior consumidor de antidepressivos do mundo (Nação Rivotril – Superinteressante).

Quando se fala ou houve sobre o tema de corrupção, geralmente as pessoas relatam fatos envolvendo políticos e pouquíssimo sobre o cidadão que não é um agente público político. Os dedos acusadores aos agentes públicos de lesarem os cofres públicos muitas vezes esquecem - os que acusam - que também são patrocinadores e colaboradores da corrupção brasileira. A corrupção não envolve somente questões de quantias de dinheiro.

O que é corrupção? Precisamos saber profundamente o significado da palavra corrupção para podermos entender que a questão é cultural e não apenas parte de uma minoria seja de profissionais e/ou agentes públicos.

Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”. Pútrido, do Dicionário Aurélio: “Podre, putrefato, corrupto”.

A corrupção em geral pode ser definida como utilização de meios para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro e/ou bem público para o próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

Corrupção baseia-se no ato de corromper com a ética de algo, degradar a sociedade, violar com os direitos e deveres de todos. Existem pessoas que conhecem e atacam as leis e normas de uma sociedade para obter benefício pessoal. Essas pessoas são conhecidas sob o nome comum de criminosos seja agente público (que trabalham para o setor público) ou não.

Logo nos deparamos com a ideia que corrupto é criminoso.

O que é ser criminoso?

É qualquer violação de direitos, fazer algo contrário às leis de um país. Também é o fazer algo permitido dentro da lei, mas de forma a obter vantagens (favorecer pessoas cujo resultado é ter retorno: financeiro, voto etc.) produzindo mais danos do que benefícios à coletividade. Exemplos:

1) Construir estádio olímpico enquanto hospitais não oferecem recursos de atendimento e tratamento;

2) Colocação de estátuas nas ruas, mas as ruas continuam esburacadas;

3) Festividades nos finais de semana enquanto a segurança pública está precária;

4) Compra de brinquedos para as praças públicos em detrimento de compras de equipamentos hospitalares;

5) Pagar funcionário público para agilizar processo;

6) Pegar objeto achado na rua e não procurar autoridade para devolver ao dono;

7) Contratar funcionário e não assinar a carteira de trabalho;

8) Fazer chantagem emocional para obter algo;

9) Usar de conhecimento para enganar pessoa e tomar bens;

10) Conhecendo o que não pode usa de artimanha e faz, mas depois justifica “não sabia”;

11) Obter vantagem, privilégios próprios em detrimento da coletividade mesmo que não cause danos a esta.

Poderia enumerar vários atos, mas, resumindo, é qualquer ato que só pense unilateralmente e prejudique direitos alheios. Não é unilateral ou egoístico defender os próprios direitos por que quem defende os próprios direitos, sem violar os direitos alheios, está na verdade fortalecendo a ação da justiça e equilíbrio dos direitos e deveres constituídos elas leis do país.

A omissão quantos aos deveres também é crime: não pagar contas, não honrar palavra quando prestador de serviços. E quanto aos direitos também poderá gerar crime uma vez que agiu além do necessário e de forma negligente ou imprudente: médico (possui o direito de fazer operações sendo vetado aos demais profissionais da área de saúde como fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros) que faz operação sabendo do risco à vida do paciente, mas não dá importância ao fato uma vez que o procedimento operatório demandará pouco tempo de tratamento e, logo, o médico poderá operar mais pessoas – a intenção do médico, então, é de operar para ganhar porque quantidade é mais dinheiro e não oferecer melhores meios de tratamento sem ação invasiva (operação).

Então, pergunto:

- No Brasil atual se faz pensando no bem-estar coletivo ou somente pessoal? O ato de fazer implica o beneficio real de outra pessoa ou somente o beneficio pessoal custe o que custa a outra pessoa?

Na afirmativa, o estado mental do brasileiro é doentio e perverso.

Conclusão

Corrupção é um estado comportamental de obter vantagens pessoais. Mesmo não “prejudicando” – por exemplo: construir estádio olímpico enquanto hospitais não oferecem recursos de atendimento e tratamento – à luz dos olhos de todos, ainda assim produz prejuízos reais. O estado de barbaria – que é crueldade, e crueldade e ato desumano – é o resultado da corrupção e vice-versa. Não vá pensar que barbaridade é analogia aos filmes de “gladiadores” aonde cabeças vão ao solo. Uma simples assinatura que visa beneficiar minorias que já possuem recursos (necessidades básicas) e não prioriza ou faz descaso com os que são desprovidos de necessidades básicas já é uma barbaria. Um simples pagamento ao policial para que este libere de multa de trânsito é uma crueldade com os demais usuários: quem desrespeita as leis de trânsito, por exemplo, não pensa nas demais pessoas (segurança) e, ao pagar o policial, fomenta a ideia de fazer justiça pelas próprias mãos. Isso é um conceito bárbaro.

Corrupção: apatia e barbaridade. É o retrocesso civilizatório.

Pense bem!
Share/Bookmark

BlogBlogs.Com.Br