.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Amizade é reciprocidade

Muitos acham que amizade é apenas o outro escutar, ter paciência. Todos são seres humanos e cada qual tem seus problemas. Amizade é antes de tudo compreensão, verdades, paciência; mas tudo recíproco.

Atualmente se confunde amizade com “confessionário”. Não se iluda diante de pessoas que só procuram os amigos quando há problemas. Isso não é ser amigo. Amizade é estado de importância, consideração. Não há desculpas para não conversar. Atualmente há vários mecanismos para se manter contato: e-mail, mensagens instantâneas, telefonema, torpedos etc. O tempo existe pelo interesse da pessoa. Quem faz a disposição do tempo é quem tem interesse.

Outro dia mandei uma mensagem para uma amiga que não tinha contato há mais de um ano. Mandei e-mail e ela respondeu com as novidades e feliz por saber que ainda tinha-a como amiga. Ela é amiga virtual. Casada, com filho etc.

Se você tem amigos, e não gosta de escutar os problemas deles ou acha que os seus são mais importantes do que os deles, digo que você não sabe o que é amizade. E vice-versa para o seu “amigo”.

Tolerância. Amizade não é saco de pancadas. Algumas pessoas acham que os amigos devem aguentar o eterno estado de agressão, ironias. A agressão seria palavra de depreciação do amigo que não entende algo que ouve: “você é burro”? O respeito deve ser ambíguo e constante.

Tem pessoas que se acham melhores ou que os sofrimentos pessoais são mais importantes do que as das demais pessoas. A dor é pessoal, mas não tão importante que justifique acessos de deboches, ironias. Infelizmente há pessoas assim.  Cada qual é único e suporta a dor de forma desigual. O que não pode acontecer é justificar os ataques pela dor sentida. A lucidez sempre deve estar consciente – a menos que seja uma doença que ataca os sentidos e coloque a pessoa catatônica – diante de algo que é verdadeiro: limites.

A essas resta a solidão de uma divã quando a conduta do ego suplanta as amizades.

A ajuda pode surgir, mas é a pessoa que está precisando de ajuda o mérito do esforço e encontrar solução. Subjugar-se ou subjugar as demais pessoas é ter baixa estima. Reflita sobre sua conduta e caso os amigos verdadeiros estejam sumindo pode ser culpa exclusivamente de você mesmo. Amizade, como dito, é reciprocidade, e sem isso não pode haver continuidade. Ninguém é melhor que a outra pessoa, e ninguém tem uma dor que seja mais importante do que das demais pessoas.


Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br