.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Sem muita verdade, mas é a vida I.

Muitas pessoas querem saber da vida alheia. Algumas como comparações a que são e tem ou não tem. Outras são invejosas, há ainda os maquiavélicos para poder obter algo.
Lembre-se dessas palavras: o quanto você ganha, seus medos (receios, dúvidas etc.), no que aplica financeiramente, seu relacionamento com a namorada ou cônjuge, suas felicidades (voltadas a ganhos monetários, planos pessoais etc.). Tudo deve ficar com você. Mas virá a pergunta: então não conversará com as pessoas?


É um mundo que há boas e más pessoas e se precaver é ser inteligente e lúcido. Assinar documento sem ler e que não entenda; assinar cheque sem colocar o valor e ao portador; etc. É permitir-se ser trapaceado.
“Pessoas que vivem sem ver a realidade da vida quanto aos diferentes tipos de personalidades humanas, ora boa ou ruim, vivem quase sempre perdendo o que construíram por anos de trabalho”
Quando conhecer uma pessoa é natural pergunta em que você trabalha, se estuda, mora sozinho, onde mora, hobbies (cinema, teatro, floresta, música, viajar, exposições).
É natural, até certo ponto, perguntar que tipo de trabalho desempenha (função), como são seus pais (e como vivem); se não namora querem saber o porquê; se namora como é seu relacionamento com ela; se frequenta a rosacruz perguntaram o que é, como funciona.
Entrar em detalhes de sua vida pessoal já é querer saber demais ou dar opiniões sem você pedir conselhos. Mas lembre-se, se você começa a falar alguma coisa (seja que tem pouco dinheiro, que está difícil fazer faculdade, que a namorada está péssima etc.) você está dando direito a elas se meterem na sua vida. Opinarem.

“Quem se lamenta permite que as pessoas opinem sem o consentimento do reclamante”.
“É na angústia, receios, medos, frustrações, que as pessoas ficam mais vulneráveis a possíveis charlatões, vigaristas e ladrões da felicidade alheia.”
Por isso as pessoas têm que saber a dar com os problemas que muito tem origem nos próprios atos feitos no passado.


“A disciplina aliada a lucidez da vida material – trabalhar, estudar, administrar os bens materiais, aplicar o dinheiro para ter mais rendimento, e procurar sempre se aperfeiçoar (como pessoa, profissionalmente, qualidade de vida) – permite uma vida saudável constante.”
Se criar o hábito de se confessar a Deus ajuda muito na solução de problemas, angústias e todas as formas emocionais. Agradecê-lo é outra forma de sentir-se feliz. Essa atitude contribui muito para a saúde mental do ser: extravasar os sentimentos.

O convívio com demais seres humanos é primordial para o crescimento intelectual e emocional. Viver isolado não faz a pessoa evoluir, se conhecer – seja quanto aos erros e qualidades que possua.
“Um eremita pode se sentir feliz no alto de uma montanha que tenha água, comida. Não tenha reclamações de pessoas, poluição, corrupção, vizinhos rabugentos, ladrões. Mas por si só encontrará mais dificuldades de manter a saúde, conserta a casa etc.”

O silêncio que se fala é se precaver diante de pessoas de má índole. Como saber? Não há como saber de imediato, só com o tempo. Mas para se prevenir é sempre bom guardar os segredos mais íntimos. Não se sabe se a pessoa mais tarde se virará contra você.
“Nem sempre o ser humano poderá agradar em tudo outro ser humano. Disso, infelizmente, surgem os conflitos e até as brigas – se ao invés soubessem aceitar que cada qual tem erros e o perdão seria o antídoto; porém ainda está longe de ser perfeito o ser humano: precaver-se é ter paz.”
Não quer dizer que vá se isolar e deixar de fazer o que gosta. Aliás, faça o que gosta frequente os locais que gosta e encontrará pessoas que terá ou poderá ter os mesmo gostos – nem sempre é por que uma pessoa está em determinado local representa o gosto real.

Seja em família, amigos, cônjuge, namorada, flerte: jamais conte seus planos (investimentos, o que fará, o que tem, o que pensa a respeito de outra pessoa quanto aos defeitos; planos para o futuro etc.)
“Quando uma pessoa pergunta o que a outra gosta e o porquê do gostar aquela quer saber sobre a personalidade desta. Qual o motivo real do querer saber? Em todo caso se prevenir – e responder resumidamente que se sente bem – já é uma resposta segura.”
O que são pessoas difíceis? Há pessoas que só pensam nelas próprias, não respeitam a opinião alheia, vivem a reclamar da vida a todo instante – por mais que a vida esteja difícil, o que ela faz para se melhorar? Será que só lamenta e nada faz? O emprego não é o que pretende? Ficará sem trabalhar, ficando em despesas pelas contas atrasadas, por que o tipo de trabalho paga mal, ou é inferior as qualidades que ela possui como nível universitário, nome e sobrenome nobre?
“A vida é o que é. Sempre foi complicada de se viver, mas nunca deixou de apresentar oportunidades para as pessoas que querem realmente melhorar de vida. Buscam oportunidades diante das qualidades que possui e conhecimentos adquiridos, seja no trabalho manual ou através de cursos. Quem reclama sem tentar algo de útil que possa dar condições de realizações pessoais, mesmo que seja em etapas e mudanças constantes, nega-se ao valor real da vida: viver.”

Verdadeiros amigos falam o que veem realmente e falam verdades:

1) Se os próprios amigos estão errados, se desculpam;
2) Se os amigos veem erros em você, acusam, mas sem causar mais sofrimento e baixa-estima;
3) Amigos não incitam revoltas, pois nada se resolve. Apenas gera mais sofrimento;
4) Amigos não levam você a usar drogas, pois se gostam mesmo de você não permitirá que a droga mate você e eles fiquem sem a sua presença;
5) Amigos pensam e repensam. Sabem que fofocas podem ser provocadas por pessoas invejosas. Na dúvida perguntam diretamente a pessoa que supostamente falou mal;
6) Amigo verdadeiro não é apenas o que afaga. Pode ser ríspido e até agressivo quando vê que você está fazendo algo errado – vê você usando drogas, querer quebrar telefone público, espancar um rapaz que sem querer pisou no seu pé etc.;
7) Amigo nunca coloca você contra seus pais, pois sabem da história contada mas nunca teve a vivência necessária (24 horas por dia)com você e sua família para opinar realmente. Além disso, amigo algum criará discórdia.

E quanto ao verdadeiro amor?

“Amor não obriga, não mata, não acusa a esmo, respeita, incentiva, acredita.”
Muitas pessoas pensam que aquela pessoa representa a verdadeira paixão para o resto da vida. Mas saber é importante: depende do estado de espírito. Vale dizer que se você está triste e de repente encontra uma pessoa que ajuda em alguma coisa certamente achará a pessoa ideal para você.
“Escolhemos as pessoas conforme nossos momentos emocionais e não como elas são realmente.”
Você malha. Logicamente vai querer uma pessoa que malha. E assim por diante em outras questões particulares. Mas às vezes as pessoas esquecem que uma pessoa que possa trazer felicidade está mais perto do que se imagina ou até alguém que nunca, em sã consciência, pensaria em ficar.
Imagina-se a pessoa amada: corpo, cabelos, forma de andar, de se vestir, escolaridade, padrão socioeconômico.

Há uma seleção prévia quanto à pessoa a ficar ou se relacionar. Nisso pessoas passam perto e só se enxerga quem está na lista e com as qualidades que se acha mais adequada e promissora à felicidade mútua.
Imaginações a parte quem deseja felicidade deve sempre estar aberto a qualquer pessoa.
“Os salões de beleza fornecem uma miragem fabulosa para uma noite dançante. No dia seguinte sobra apenas a pessoa como ela é realmente.”
Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br