.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Liberdade!

Muitos desejam ter liberdade.
Liberdade do patrão, da rotina diária de ter que trabalhar, cuidador dos filhos, não se preocupar com a violência urbana, terminar um relacionamento amoroso frustrado, comprar qualquer produto que queira sem se preocupar com o preço etc.

Liberdade de escolha e ação.

Mas a tal da liberdade querida não é fruto de intolerância, incompreensão.
A vida em grupo é boa e ruim. Boa quando atende o anseio pessoal; ruim quando vai contra os anseios pessoais.
Mas assim é a vida. cada qual pensa e age de uma maneira. Existem regras sociais para tentar manter um certo conforto nas relações interpessoais. Existem leis para isso.
Mas o século XXI trouxe conceitos –mas conceitos do século IXI – de liberdade de expressão, seja feminino, principalmente, e masculino.

O mundo ainda é machista? Depende do ângulo que se vê.
No Brasil o homem tem que ter STATUS: bom partido.  Não há discriminação ao homem que casa com uma mulher de condição financeira inferior, seja ela negra ou branca.
E a mulher? Será que ela casa, escolhe um homem de classe socioeconômica inferior?
O mundo é machista ainda. Mundo chamado Brasil.
Acabou-se ter, possuir. Tanto nos homens quanto nas mulheres. Cada qual tem a liberdade que se consegue com a conduta de trabalhar para conseguir.

Porém, disso veio a intolerância. Cada qual tem a liberdade, contudo não têm mais a paciência de conversar, pois liberdade passou a ser intolerância.
Ter liberdade é uma coisa; como usá-la é outra.
O ‘poder’ do dinheiro em mãos passou a ter mais força nos relacionamentos femininos. A mulher não se submete as caprichos do machista. Ela pode também ser provedora das necessidades básicas.
“Casamento é uma droga”. Quem nunca escutou?

Casamento, namoro. Não são posse – o que acontece muito. As pessoas esquecem que relacionamento é conhecer mutuamente. Esse conhecer é sondar qualidades e defeitos: diferenças emocionais e intelectuais – apesar que não há ‘defeito’ propriamente dito em relação a qualidade e defeitos: estamos aprendendo a cada dia e perfeição encerra um fim, que sabemos que não existe. A vida é um processo contínuo de evolução em tudo e todos.
Não tente mudar outra pessoa: primeiro passo.
Muitos acham que possuem ‘poder’ sobre as demais pessoas. Nada disso. Cada pessoa tem seu tempo de crescimento interior: conhecer, discernir e atuar.

As frustrações começam quando há fantasias: perfeição. o corpo envelhece, a mente fica mais devagar; há crises financeiras mundiais; acidentes acontecem.
“O amor sai pela janela quando a fome entra pela porta”. Antigo, mas atual o ditado.
Quantos relacionamentos terminam pela falta de dinheiro, de prover as necessidades básicas?
Mas a união faz a força e sempre fará. Numa relação onde só um trabalha, e ganha pouco, se faz necessário ajuda do cônjuge.
Pior é quando há o dizer “sou gerente e não aceito tal emprego”. A casa está caindo, mas o orgulho impede a razão.
Liberdade de tudo? Só o isolamento. Todavia o ser humano não sobrevive isolado, seja para se alimentar, quando ficar doente, sem falar com as pessoas. Somos ‘programados para vivermos em grupo.
Quando cada um souber que as diferenças são reais e não se pode fugir delas; quando cada pessoa souber respeitar e tentar compreender as outras pessoas; e quando olhar mais as qualidades de outras pessoas e tentar desenvolvê-las teremos um convívio pacífico nos relacionamentos humanos.
“A bela e a fera”. Um desenho com uma mensagem.
As pessoas rotulam as demais pelas aparências. E muitas vezes se enganam.
Uma dia de estresse. Quem não tem? Quem quer ajudar uma pessoa não ataca, mas tenta compreender. Uma ataque na verdade é uma atitude desesperada de pedir socorro. Porém muitos acham que são sendo atacados realmente.

Seja no trabalho, em casa etc.
Mas não é justificativa o estresse para descontar nas pessoas. Não. Porém existe um fator que muitos pensam: “será que parecerei fraco me expondo?”. Infelizmente há essa mentalidade, pois existem pessoas que usam a fraqueza emocional para conseguir algo.
Preserve as  boas amizades. compreenda-as.
Quanto às pessoas ‘difíceis' olhe e veja que ali há mais problemas de ordem emocional que uma pessoa que quer atacar com gosto.
Share/Bookmark
BlogBlogs.Com.Br