Fonte: News blogs CNN
581g Gliese pode ser a nova Terra.
Uma equipe de astrônomos da Universidade da Califórnia e do Instituto Carnegie de Washington dizem que encontraram um planeta como o nosso, 20 anos-luz (120 trilhões de quilômetros) da Terra, onde as condições básicas para a vida são boas.
"As chances de vida no planeta são 100 por cento", Steven Vogt, professor do UC da astronomia e astrofísica, diz. "Eu tenho quase nenhuma dúvida sobre isso."
O planeta está três vezes o tamanho da Terra, mas a gravidade é semelhante.
Dra. Elizabeth Cunningham, astrónomo planetário no Observatório Real de Greenwich, diz que a descoberta é um grande negócio.
"Poderia ter água em estado líquido na superfície", disse ela. "Esse é o primeiro passo para encontrar vida."
Há centenas de planetas extra-solares conhecidos que foram descobertos na Via Láctea, mas este é o primeiro que poderia suportar a vida.
Terráqueos não vai viajar para 581g Gliese qualquer momento em breve, infelizmente. Os cientistas dizem que uma nave espacial, viajando próximo à velocidade da luz, levaria 20 anos para fazer esta viagem.
Mas se nós fizemos - nós temos que procurar outras coisas familiares. A atmosfera ea gravidade são semelhantes à Terra, e se você estiver a partir das regiões polares, você definitivamente se sentir em casa. Os cientistas dizem que a maior temperatura média é de cerca de -12 graus Celsius (10 graus Fahrenheit), mas eles apontam para que o planeta não tem uma noite e um dia - de um lado enfrenta continuamente a estrela e do outro lado enfrenta a escuridão do espaço. Isto significa que um lado é extremamente quente e ao frio demais.
Gliese orbita uma estrela chamada Gliese 581. Cunningham diz que "é um planeta Cachinhos Dourados".
"Não é muito quente, não é muito frio, é apenas certo" para a água para formar, disse Cunningham.
A área é chamada "zona Cachinhos Dourados".
Outros planetas perto de 581g Gliese foram descobertos, mas eles não são habitáveis e são formados basicamente por gás. Gliese 581g, porém, é um planeta rochoso.
Ele foi descoberto usando o telescópio Keck, no Havaí, que tem vindo a observar a estrela Gliese 581 durante 11 anos.
"Observações a longo prazo Keck da oscilação de estrelas próximas permitiu a detecção desse sistema multi-planetário", disse Mario R. Perez, Keck, cientista do programa na sede da Nasa em Washington.
Os astrônomos estão animado este novo planeta foi descoberto tão rápido e relativamente perto.
"Estou surpreso que encontramos uma tão rápido", disse Cunningham. "A implicação é ou tivemos muita sorte ou estes planetas podem ser relativamente comuns."
Gliese 581g está na constelação de Libra. Enquanto a Terra leva 365 dias para orbitar a nossa estrela, o Sol, Gliese 581g orbita sua estrela em 37 dias.