A palavra "PAGÃO" vem do latim "paganus", que é aquele que mora no "pagus", no campo, na Natureza. Assim, pode-se dizer que, em termos religiosos, o Paganismo é o culto e o respeito às forças da Natureza. Para o Pagão, toda a Natureza é viva, é Sagrada - e seus deuses e deusas refletem essa crença, oferecendo conforto e equilíbrio àqueles que compreendem o real significado de se respeitar a Natureza.
O termo pagão passou a ser sinônimo de adoração ao demônio no período da Santa Inquisição ou Idade das Trevas. Naquela época pessoas que usavam ervas para curar doenças eram consideradas “bruxos” e que possuíam “acordo” com o demônio, Satã, Lúcifer etc.
“Recebi a denúncia de aqui existe uma bruxa, que cultiva ervas , recebe pessoas com alguns males e faz em sua casa chás curativos, e que tais pessoas que a procuram ao saírem de sua casa sentem-se melhores, isto só pode ser obra do demônio, um sopro no ouvido dele Satanás”. Assim diziam os “direitistas” de Deus.
As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.
Na Santa Inquisição, mais tarde rebatizada de Congregação do Santo Ofício (julgamentos do credo incondicional na Igreja que durou de 1230 à 1825), foram consideradas hereges todas as pessoas que não aceitassem ou proferissem os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, tais como: Cristo é o salvador, Deus é onisciente, o Papa é o senhor absoluto, o homem foi criado do barro, a Terra é o centro do universo, o dízimo é uma indulgência. Assim, todas as outras religiões e culturas eram satânicas (islamismo, judaísmo, hinduísmo).
Se você usa plantas medicinais para uma azia, diz que as demais religiões devem ser respeitadas, não discrimina mulher por não achá-la ser inferior aos olhos de Deus, então você é herege e pagão.
Seja bem-vindo ao paganismo.
O que é paganismo? Ou ser pagão.
2010-04-12T13:21:00-07:00
Unknown
Exoterismo|
Assinar:
Postar comentários (Atom)