Harmonização I
Os processos esotéricos ensinam como a pessoa deve se harmonizar. Num dos tópicos falei sobre o campo energético que o ser humano tem assim como tudo que existe. É a chamada aura.
Quem já ouviu falar em Reiki? Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença.
E sobre chacras? A palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia. Relacionados a órgãos e glândulas, eles têm importância decisiva para a nossa vida mental e espiritual, influenciam nossas emoções e são influenciados por elas. Atuam, então, diretamente sobre a nossa disposição e alegria de viver.
As iogas – adeptos do sistema místico-filosófico da Índia - conhecem muito bem os sete chacras.
Abaixo os sete chacras.
Sem entrar em muitos detalhes – é fácil encontrar na internet sobre chacras – pode-se dizer que são centros que absorvem energia(s) do cósmico e ajudam no equilíbrio do corpo, mente e espírito.
A má qualidade do ar ou da alimentação, o sedentarismo e os tumultos internos são verdadeiros ladrões de energia, isto é, os chacras não funcionam adequadamente e com isto o corpo, a mente e o espírito têm consequências ruins: doenças, perturbações mentais etc.
Se verificarmos dentro da medicina ocidental muitas das doenças é devido a:
1) Má alimentação;
2) Falta ou escassez de atividades físicas;
3) Falta de higiene pessoal;
4) Exposição à poluição, alimentos contaminados;
5) Desequilíbrio emocional.
Ela por sua vez já começa a admitir que no ser humano existam campos energéticos e estes podem interferir na saúde quando há um desequilíbrio. Muitos cientistas não ceticismo pesquisam sobre a aura humana e os chacras como forma de proporcionar cura ou qualidade de vida aos seres humanos.
E como harmonizar-se?
Primeiramente começa pelo pensar de si, do mundo, das pessoas. Qualquer forma de vingança, raiva, inveja, incapacidade etc. só trará o desequilíbrio emocional e futuramente o físico. Muitas das doenças orgânicas são ocasionadas por desequilíbrios emocionais. São as chamadas doenças psicossomáticas. A psicologia ocidental tem dado importância às doenças de ordem emocional.
Segundo pelas atividades diárias: 1) Má alimentação; 2)Falta ou escassez de atividades físicas; 3)Falta de higiene pessoal; 4)Exposição à poluição, alimentos contaminados.
Até aqui você acha que é a mesmice e nada se coloca de objetividade. Posso lhe dizer que o texto é de fácil pesquisa em vários livros e doutrinas tanto ocidentais quanto orientais. Aliás, a medicina ocidental vem a cada dia perdendo o ceticismo em relação as filosofias orientais que há séculos apregoavam os campos energéticos, psicologia etc.
Renomados psicólogos e médicos estudaram as filosofias orientais e encontraram valiosos ensinamentos.
Bom. Como se harmonizar?
“Somos o que pensamos”, dizia Buda. Primeiro reveja a sua forma de pensar, a sua personalidade e caráter. Por incrível que pareça a forma de pensar dirá o seu comportamento, o estado de saúde.
Jamais as escolas iniciáticas orientais disseram aos adeptos que não deveriam pensar em ódio, raiva etc. Ensinavam a meditar sobre elas: as causas de tais pensamentos.
Muitos deles se devem a imaturidade psicológica da pessoa:
1) Não saber resolver pacificamente as controvérsias humanas;
2) Procurar sempre estar com a razão;
3) Não saber ouvir e sim sempre impor a última palavra;
4) Achar que há certas pessoas só existem por existirem e não terem qualidades;
5) Ser pessimista ao estremo;
6) Achar que numa relação amorosa somente um deve ceder.
Eis alguns fatos.
Maçonaria, rosacruz, iogas etc. ensinam que todos têm qualidades e merecem respeito. Aquele que tem maiores capacidades físicas e/ou intelectuais deve ajudar os menos dotados de saúde física e buscar meios de ensinar mais facilmente o que não tem rápida assimilação intelectual. E que os iniciáticos deveriam seguir essas premissas como forma de manter a saúde física psíquica e espiritual.
Dessa forma e com hábitos saudáveis os chacras se harmonizam trazendo benefícios ao indivíduo.
Comparando com a medicina ocidental, seja no campo da psicologia ou medicina, elas admitem que os hábitos saudáveis e o equilíbrio emocional só trazem benefícios ao ser humano.
Estou demonstrando, tanto de forma oriental, mística e ocidental que há uma verdade apesar dos conceitos, símbolos e formas de analisar um mesmo assunto.